O que propõe e como é feita a Dieta da USP

dieta da usp 300x200Sucesso nos anos 90, ainda é bastante conhecida e procurada. Não se sabe exatamente quem criou a dieta da usp, a única coisa que se sabe é que a dieta, ao contrário do que o nome possa sugerir, não foi criada por médicos ou nutricionistas ligados à USP – Universidade de São Paulo. A única razão que a dieta tem este nome é para dar credibilidade sem fundamento.

É importante entender que a dieta da usp cardapio segue o mesmo princípio da dieta da proteína ou do Dr. Atkins (ou cetogênica), isto é, recomenda baixo consumo de alimentos que contenham carboidratos (massas, farinhas, arroz, aveia, pão, milho, batatas, barra de cereal, macarrão, frutas frescas e secas, cará, inhame) e aumento dos itens ricos em proteínas (carnes, ovos, peixes, embutidos e leite integral e derivados do leite) e gorduras (todos os alimentos de origem animal contêm gordura na sua composição).

Para eliminar peso é preciso adotar um cardápio de sete dias. Os ovos cozidos compõem a base do cardápio da usp dieta, junto com bife, peixe e frango. As bebidas como água, café e chá sem açúcar, estão liberados para consumo durante a dieta. Depois de completar uma semana seguindo a dieta, deve-se repetir o cardápio inicial após um dia de pausa.

A eficácia da dieta está relacionada à grande queima de gorduras no corpo que é causada pela falta de carboidratos na alimentação. Não devem fazer essa dieta gestante, atletas, indivíduos com colesterol alterado, disfunções nos rins, intestinos ou no fígado e também com distúrbios de humor.

Para evitar o indesejável efeito sanfona, ou seja, perder peso rápido e depois voltar a engordar rápido também. É recomendável incluir na dieta da usp emagrece mais legumes e verduras em sua dieta, diminuir (ou eliminar) bebidas calóricas e sem nenhum valor nutritivo, reduzir o estresse, entre outros fatores. Também importante controlar ao máximo a ingestão de: açúcar, frituras, álcool, alimentos gordurosos e sem valor nutritivo, sal e doces em geral.

Deve-se praticar atividade física com regularidade. Correr somente aos domingos não adianta, além de ser perigoso para a saúde. Faça uma atividade que lhe seja prazerosa, pois somente assim será possível mantê-la em longo prazo. Pode ser yoga, caminhada, corrida, academia, natação, o importante é se mexer!

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